O Maranho conquistou pela segunda vez o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria «Cozinha Tradicional Portuguesa» do distrito de Castelo Branco. Em 2023, à semelhança da edição anterior, o galardão é atribuído ao Maranho como sendo um produto originário dos concelhos da Sertã e Proença-a-Nova.
Visivelmente satisfeito, Carlos Miranda, presidente do Município da Sertã, refere que “mais uma vez, esta distinção contribui para atestar a qualidade e autenticidade do Maranho, demonstrando que é um produto muito apreciado, que segue conquistando cada vez mais apreciadores.” “Este tipo de distinções são o corolário de anos de trabalho conjunto desenvolvido pelos empresários da restauração e charcutaria do concelho e pelo Município da Sertã”, refere Carlos Miranda recordando a importância da atribuição de Indicação Geográfica Protegida (IGP) ao Maranho da Sertã, em junho de 2022, pela União Europeia, e relembrando que o Maranho da Sertã é o protagonista do Festival de Gastronomia que se realiza de 13 a 16 de julho, na Sertã.
Na edição 2023, a região centro arrecadou 80 prémios, entre os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu. Para chegar às marcas vencedoras, estiveram envolvidos 436.000 consumidores, que avaliaram mais de 900 marcas, através da metodologia do Prémio Cinco Estrelas. Destas, apenas 116 conseguiram provar a sua excelência e conquistar o Prémio, sendo 41 do centro do país.