O Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto, foi o cenário escolhido para a apresentação das recentes obras literárias do Padre Domingos Monteiro da Costa, oriundo da freguesia do Rego e que atualmente exerce funções de pároco na paróquia da Mexilhoeira Grande, situada no Algarve. A sessão, realizada no sábado, 07 de outubro, começou com uma intervenção de Cristina da Costa Castro, sobrinha do autor, que traçou um breve perfil biográfico do Padre Domingos, destacando o significado das suas origens e das figuras que o influenciaram ao longo da sua jornada.
O livro "Os Santos de Nossa Casa" é um dos destaques, onde o tema das raízes é abordado, fazendo uma clara menção à irmã Teresa que pode vir a ser canonizada no futuro. Outro destaque é o livro “Memórias de um pároco de aldeia”, apresentado pelo padre Alexandre Sá. Este salientou as características marcantes do autor, como a sua frontalidade e dedicação.
Num ambiente de gratidão, o autor exprimiu o seu apreço por poder apresentar as suas obras neste espaço, sublinhando a sua importância na narrativa da sua vida e trajetória. José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, enalteceu a contribuição do padre para a comunidade e a importância de perpetuar memórias e raízes através da literatura.
A cerimónia contou ainda com a atuação do Grupo Coral de Britelo que interpretou várias peças musicais. Após as apresentações, os presentes tiveram a oportunidade de uma sessão de autógrafos e de visitar a exposição “As Torres da Igrejas e os Santos Padroeiros”. As Torres, desenhos da artista plástica Carminda Andrade, e os Santos Padroeiros, criações da pintora Fátima Lopes, proporcionaram aos visitantes uma interpretação artística e contemporânea, contrastando com as tradicionais representações religiosas.