Durante o mês de novembro, Alenquer volta a homenagear a codorniz, ave que tem vindo a ganhar destaque na região. Este ano, o Município de Alenquer expandiu o programa da mostra gastronómica, dedicando 19 dias à celebração desta iguaria. Durante este período, os visitantes poderão apreciar a codorniz confecionada de diversas formas: desde açorda, torricado, ovos rotos, cabidela, caril, caldeirada, pica-pau, escabeche, canja a risotto. Independentemente do modo como é preparada - grelhada, guisada, frita ou à brás - a certeza é que a codorniz é uma delícia que agrada a todos.
De 1 a 19 de novembro, a vereadora Cláudia Luís convida a todos para visitar Alenquer e experimentar esta especialidade local. Além do sabor excecional da codorniz, destaca-se a harmonização proposta pelos restaurantes locais com os vinhos da região, muitos deles premiados internacionalmente. "Um vinho de Alenquer e a codorniz de Alenquer são a combinação perfeita para uma refeição memorável", afirma a vereadora. O vinho tinto Quinta Monte D'Oiro 2020 foi o escolhido deste ano, tendo sido distinguido no Concurso de Vinhos de Alenquer pela sua harmonização com pratos à base de codorniz.
A paixão de Alenquer por esta ave é evidente. "Anualmente, os restaurantes participantes surpreendem-nos com a sua criatividade e dedicação na confeção da codorniz", refere Cláudia Luís. E com a intenção de solidificar ainda mais a associação de Alenquer com a codorniz, está a ser pensada a criação da Confraria da Codorniz, para valorizar e enaltecer esta carne tão apreciada.