A cidade de Loulé irá integrar-se nas celebrações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas. No dia 21 de outubro, às 21h00, a Biblioteca Municipal de Loulé será palco de um recital, homenageando o ilustre poeta.
O recital, caracterizado pela sua beleza lírica e musical, contará com a participação do renomado ator Paulo Pires, que declamará poemas de Eugénio de Andrade e de outros poetas contemporâneos. A complementar esta declamação, estará Emanuela Nicoli, cuja harpa conferirá uma sonoridade etérea e leve ao ambiente. O acesso ao evento é gratuito.
Eugénio de Andrade, que nasceu a 19 de janeiro de 1923 no Fundão, é uma figura emblemática da poesia portuguesa. Ao longo da sua carreira, manteve-se distante dos diversos movimentos literários da sua época, construindo uma obra única durante mais de cinquenta anos de atividade poética. Publicou "As Mãos e os Frutos" em 1948 e "Os Amantes sem Dinheiro" em 1950. As suas obras foram traduzidas internacionalmente, sendo reconhecido com múltiplos prémios, entre os quais o prestigiado Prémio Camões, em 2001. Eugénio faleceu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade onde viveu grande parte da sua vida.