Mural dedicado aos Caminhos de Santiago, criado pela pintora Madalena Patrício Palminha, natural do concelho de Santiago do Cacém, tem a sua primeira fase concluída. A dedicação e talento da artista dão corpo a um trabalho que é uma homenagem ao Caminho e aos seus Caminhantes. A obra artística está a ser desenvolvida na entrada sul de Santiago do Cacém onde tem início a rota dos Caminhos de Santiago na cidade. Em maio de 2022 está previsto ter início a segunda fase da pintura deste mural, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
A pintura, que ocupa uma área com cerca de 100 metros de comprimento, é composta por vários painéis onde se apresentam os símbolos característicos do percurso como as vieiras, a cruz da Ordem de Santiago e os peregrinos.
A ideia de pintar um mural em homenagem aos Caminhos de Santiago surgiu há dois anos, motivada pelo facto de a pintora Madalena Patrício Palminha ser também uma caminhante deste percurso e por o concelho de Santiago do Cacém fazer parte da rota, em Portugal.
As pinturas pretendem, ainda, desejar um bom Caminho a todos os que seguem até Santiago de Compostela, na Galiza em Espanha, uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago o Maior.