A cidade de Tavira celebra mais um aniversário no dia 24 de junho, uma celebração que inclui o reconhecimento da dedicação e bons serviços dos funcionários municipais que completam 20 e 30 anos de serviço e a atribuição de medalhas de mérito municipal.
O início das comemorações será marcado, às 10h30, pelo acto simbólico do hastear das bandeiras na sede dos Paços do Concelho. Logo depois, às 11h00, terá lugar uma sessão solene na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. Neste evento, serão homenageados 19 funcionários que receberão as medalhas de bons serviços e dedicação grau prata, marcando 30 anos de serviço, e oito funcionários receberão as medalhas de bons serviços e dedicação grau cobre, pelos 20 anos de serviço.
A celebração continuará com a homenagem a 13 cidadãos e entidades locais que se destacaram na comunidade, a quem será atribuída a medalha de mérito municipal nos graus de prata e cobre.
Às 22h00, na Praça da República, Miguel Gameiro e Polo Norte serão as estrelas de um concerto, num dos momentos mais aguardados das comemorações. O espetáculo piromusical "A Lenda da Moura Encantada", a caminhada "Nascer do Sol" e os arraiais populares completam o programa de festividades.
Entre 23 e 25, e nos dias 28 e 29 de junho, às 21h00, o Jardim do Coreto será palco de arraiais promovidos pela Câmara Municipal de Tavira, com a participação de diversos artistas locais. Paralelamente, os arraiais prosseguirão em vários locais do concelho, trazendo alegria e diversão para as primeiras noites de verão.
Na noite de São João, às 22h00, o Castelo de Tavira acolherá a encenação da "Lenda da Moura Encantada" pela Armação do Artista. Seguir-se-á, às 23h59, na Ponte dos Descobrimentos, o espetáculo piromusical que dará as boas-vindas ao Dia da Cidade. No dia seguinte, às 06h14, a caminhada "Nascer do Sol" oferece um momento de contemplação, numa iniciativa da Câmara Municipal de Tavira e da Casa do Povo de Santo Estêvão.
Junho é o mês em que se celebram os Santos Populares e o Dia da Cidade. É a época dos manjericos, das quadras populares, dos arraiais, das ruas decoradas, de saltar à fogueira e saborear a tradicional sardinha assada.