No âmbito do Dia Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, celebrado a 7 de junho, a cidade de Portimão acolheu hoje uma ação de consciencialização subordinada ao tema “Perdas e Desperdício Alimentar”, que teve lugar na Quinta Pedagógica e contou com a presença dos utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão.
Através de um peddy paper lúdico e interativo, os participantes tiveram a oportunidade de descobrir as várias espécies de animais que habitam a Quinta, aprender sobre as práticas agrícolas ali desenvolvidas e ganhar conhecimento sobre a melhor maneira de reutilizar as sobras das refeições, perceber se um alimento está em condições seguras para consumo, além de entender a importância da compostagem e da coleta de resíduos orgânicos, entre outros temas relevantes, abordados numa perspetiva educativa.
Esta iniciativa, promovida com a colaboração da EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, Banco Alimentar do Algarve e Quinta Pedagógica de Portimão, integra um leque de ações planeadas para este ano, no âmbito da estratégia municipal de combate ao desperdício alimentar.
Nesse sentido, em estreita colaboração com o Banco Alimentar do Algarve, serão disponibilizadas várias dicas à comunidade para a redução do desperdício alimentar, sendo que algumas delas já serviram de base para a atividade levada a cabo esta manhã.
Além disso, será lançado um desafio às instituições para a formação de colaboradores de refeitórios e cozinhas, com o objetivo de capacitá-los para o combate ao desperdício alimentar. Está igualmente planeada a criação de um e-book de receitas “zero desperdício” e a realização de workshops destinados a técnicos e à população em geral.