"Dor Crónica. E Agora?" – Este é o assunto preponderante na próxima sessão do projeto "Uma Biblioteca com Saúde", que se realizará na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, no dia 17 de junho, às 15h00. Isabel Maria Gonçalves Martins, a dirigente do serviço de Medicina Paliativa e Dor Crónica do Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, é a convidada de honra. A participação no evento é gratuita.
Depois de quatro sessões temáticas bem-sucedidas de "Uma Biblioteca com Saúde", Carlos Miranda, presidente da Câmara da Sertã, afirmou de forma assertiva que "o balanço só pode ser positivo". Realçou ainda a elevada qualidade dos tópicos debatidos, o calibre dos convidados e a participação notável da população. Miranda concluiu que a iniciativa reforça o papel crucial da Biblioteca Municipal como plataforma de disseminação de temas de interesse comum.
A convidada da 5.ª sessão, Isabel Maria Gonçalves Martins, é reconhecida pela sua vasta experiência e um currículo profissional distinto. Para além de liderar o serviço de Medicina Paliativa e Dor Crónica do Hospital Amato Lusitano, é docente na Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior e tem colaborado como professora em vários cursos de pós-graduação e mestrados na ESALD.
Nascida e criada em Castelo Branco, Isabel Maria tem vários trabalhos publicados em revistas tanto nacionais como internacionais e já marcou presença em congressos dentro e fora de Portugal. Desempenhou múltiplas funções de organização e gestão, como a de Coordenadora Regional de Cuidados Paliativos da ARS Centro (2016-2020), foi membro da Direção do Colégio de Anestesiologia da Ordem dos Médicos (2003-2006) e atualmente preside a Comissão de Ética da ULSCB. Tem também sido formadora no programa de formação da ULSCB e fora dela, nas áreas de Anestesiologia, Emergência Médica, Dor Aguda, Dor Crónica e Medicina Paliativa.