De 1 de dezembro a 12 de janeiro, a cidade de Braga transforma-se num autêntico reino natalício com a realização da edição do "Braga é Natal". Este evento singular é um convite à celebração da cultura local e à criação de memórias inesquecíveis, através de uma diversificada gama de atividades e espetáculos culturais.
O "Braga é Natal" destaca-se por dinamizar o comércio local, atrair turistas e fortalecer a identidade coletiva de Braga, honrando e enaltecendo as tradições natalícias da região. As ruas, largos e praças de Braga tornam-se cenários de momentos mágicos, prometendo experiências memoráveis para todas as idades.
Um dos destaques deste ano é o crescimento do Mercado de Natal, que se realizará na Praça Conde Agrolongo, de 1 a 24 de dezembro. Esta edição conta com 30 participantes, incluindo artesãos, artistas e produtores locais, garantindo uma experiência enriquecedora e confortável para os visitantes.
A programação inclui novidades como espetáculos de Novo Circo, destacando-se "Parada - O Circo dos Elefantes" pela Companhia Espanhola "La Maquiné", e sessões de cinema familiar. A cerimónia de inauguração das luzes de Natal, agendada para 1 de dezembro, será abrilhantada por um concerto de André Sardet.
Para os mais jovens, há uma vasta gama de atividades, incluindo oficinas, exposições, teatro e animação. A Parada de Natal, no dia 10 de dezembro, promete ser um ponto alto, com mais de 750 participantes a desfilarem num ambiente de conto de fadas. No mesmo dia, haverá um espetáculo de Stand Up Comedy com conhecidos humoristas.
A programação cultural é complementada pelo Ciclo de Concertos de Natal da Sinfonietta de Braga "Viagem de Inverno", adicionando um toque erudito ao "Braga é Natal". Não faltará também a tradicional Corrida de S. Silvestre, a segunda mais antiga do país, e o Altice Forum Braga será o epicentro de várias atrações, incluindo a Pista de Gelo e o Circo de Natal.
A Passagem de Ano em Braga terá um caráter solidário, com o evento "Revenge of the 90s". O programa "Braga é Natal" estender-se-á até 12 de janeiro, encerrando com concertos de Ano Novo e o Encontro de Reis, entre outras iniciativas.