A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do seu Setor do Arquivo Municipal, promoveu o restauro da “Planta geral de Vila Franca de Xira” com traço de Henrique Eugénio de Castro Rodrigues, engenheiro auxiliar de 1.ª classe de obras públicas. Esta peça foi desenhada a tinta da china sobre papel vegetal, à escala 1:500, entre 1921 e 1923, sendo presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal António Lúcio Batista. Apresenta uma dimensão aproximada de 211 cm x 110 cm.
Trata-se de um testemunho fundamental para a história do urbanismo em Vila Franca de Xira, sendo de destacar a importância da Rua Direita como eixo viário principal, a inexistência do rasgo da atual Rua Alves Redol, o jardim público por detrás da igreja paroquial e o cerrado do Tarracha no espaço onde atualmente se encontra o mercado municipal.
O documento cartográfico ostentava problemas inerentes à natureza dos materiais utilizados, com notório compromisso da leitura, nomeadamente acidificação, amarelecimento e fragilidade do suporte (vincos, rasgões e lacunas), visíveis, sobretudo, junto às margens, mais expostas à degradação ambiental e ao inadequado acondicionamento.
A intervenção contemplou limpeza mecânica, levantamento das fitas-adesivas com recurso a solventes, consolidação do suporte com execução de um reforço total e preenchimento das zonas em falta com papel japonês e composto de fibras de manila e tylose mh300p como adesivo.
Após o restauro, a peça foi digitalizada e descrita, estando agora a representação digital divulgada no software de arquivo do município e acessível online https://arquivo.cm-vfxira.pt/details?id=337611 .