O grupo de dança oriental Hala venceu a eliminatória de Setúbal do concurso de âmbito nacional “Portugal a Dançar”, a qual decorreu nos dias 1, 2 e 3 de outubro, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.
As três jovens bailarinas, que frequentam aulas de dança no Catarina Branco Oriental Studio, em Setúbal, ganharam o concurso organizado pelo Dance4U Group, o qual procura reconhecer e divulgar o trabalho de todos os que ambicionam uma carreira na área da dança.
Para a final do “Portugal a Dançar”, a realizar a 10 e 11 de dezembro, em Matosinhos, foram apuradas de Setúbal, além do Hala, as bailarinas Patrícia Lima e Mariana Simões, classificadas em segundo e terceiro lugares na eliminatória local.
O vencedor deste concurso de estímulo da diversidade, da igualdade e do pluralismo do País e das comunidades conquista um prémio, a anunciar, e a oportunidade de apresentar a coreografia num dos congressos promovidos pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO.
A par da vertente de competição, o evento, que se prolonga até meados de dezembro, conta com uma componente educativa, com vários workshops de dança, gratuitos, concretamente de bollywood, hip-hop e dança contemporânea, assim como da componente de espetáculo.
O “Portugal a Dançar”, iniciado em Castelo Branco, já passou pela Mealhada, Portimão e Setúbal, e vai ainda a Ponta Delgada, nos Açores, Miranda do Douro, Tondela, Oeiras e Matosinhos, cidade na qual decorre a grande final do concurso dirigido a bailarinos dos 5 aos 99 anos.
O evento de dança tem ainda prevista a realização de espetáculos no Funchal, na Madeira, assim como em duas das maiores comunidades portuguesas no estrageiro, concretamente Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América, e em Paris, França.